Sindserv explicará cooperativa a servidor

Tesoureiro e presidenta do Sindserv, Zoel Garcia Siqueira e Márcia Rute, na foto de Paulo Passos, estarão presentes para esclarecer dúvidas

O sindicato dos funcionários públicos da prefeitura de Guarujá (Sindserv) promoverá palestra, às 19 horas de segunda-feira (25), sobre a cooperativa de crédito mútuo dos servidores Cooperserv.
Segundo a presidenta do sindicato, Márcia Rute Daniel Augusto, os 6 mil trabalhadores do setor poderão ter, brevemente, acesso à cooperativa, que está em fase de expansão para abrangência estadual.
As diretorias do sindicato Sindserv e da cooperativa se reuniram, em 6 de maio, para esclarecimentos que serão repassados ao funcionalismo na reunião da próxima segunda-feira.
A possibilidade de empréstimos com juros abaixo dos cobrados pelos bancos nos consignados é um dos atrativos do iminente consórcio, diz Márcia Rute.
“Hoje, se a pessoa precisa reformar sua casa, adquirir um patrimônio ou até mesmo fazer um tratamento de saúde, mas não tem os recursos disponíveis, se torna uma vítima dos bancos”, diz ela.
O tesoureiro do sindicato, Zoel Garcia Siqueira, pondera que os juros das instituições financeiras “são exageradamente onerosos, inviabilizando os projetos pessoais que a cooperativa poderá contemplar”.
Fundada em Jaboticabal (SP) há 20 anos, a cooperativa está em fase de ampliação, com apoio da federação dos funcionários das prefeituras, câmaras, fundações e autarquias municipais de São Paulo (Fesspmesp).
O presidente da Cooperserv, José Eduardo Senem, tem ido às diversas regiões do estado, neste primeiro semestre, preparando o processo de adesão dos sindicatos filiados à Fesspmesp.
“A recepção, como era de se esperar, é fantástica”, diz Senem. Segundo ele, o incentivo do Banco Central do Brasil à iniciativa “é fundamental para a aceitação do convênio”.
O secretário municipal de administração de Guarujá, Juliano Oliveira de Souza, participou da reunião de 6 de maio, acompanhado do diretor de gestão de pessoas da prefeitura, Diego Bezerra Pereira.