Morre Marcia Rute

Presidente de 1997 a 2018, a sindicalista assumiu o cargo após liderar uma greve de quase dois meses

Morreu, na noite de terça-feira (8), aos 65 anos, a ex-presidente do sindicato dos servidores municipais de Guarujá (Sindserv), Márcia Rute Daniel Augusto.
Ela estava na unidade de tratamento intensivo do hospital Guarujá há cerca de 30 dias, vítima de infarto e debilidade múltipla de órgãos em decorrência de forte crise diabética.
Márcia assumiu a presidência em 1997, em substituição à fundadora do sindicato em 1988 Maria Inês de Moura César, e ficou no cargo até 2018, quando passou a diretora financeira.
Extrovertida, polêmica, piadista, sempre com ótimo humor, ela praticamente ergueu o Sindserv e organizou o funcionalismo para seguidas lutas por melhores salários e condições de trabalho.
O velório, a partir das 11 horas, com sepultamento às 16, será no cemitério Consolação de Vicente de Carvalho, na avenida Presidente Vargas, 985, bairro Parque Estuário.

Carinho
e respeito

A sindicalista assumiu sindicato com 800 associados e elevou esse número para 4 mil em cerca de dez anos. A categoria tem 6 mil trabalhadores na ativa e 2 mil aposentados.
Márcia foi admitida na prefeitura em 1984, no almoxarifado da secretaria de saúde, onde sempre trabalhou. “Levantou a moral da categoria no começo de tudo”, diz o atual presidente, Zoel Siqueira.
“Sempre firme nas lutas, mas com sensibilidade, carinho e respeito por todos, ela conquistou a dignidade do funcionalismo. Tristeza e agradecimento por tudo que fez pelo sindicato e pela categoria”, diz ele.

Líder
da greve

Quando assumiu a presidência, a situação era degradante, com seguidos atrasos salariais e recusa do comércio em conceder crédito aos servidores.
Márcia foi a principal líder de uma greve de quase dois meses que entrou para a história da prefeitura. Por conta desse movimento, assumiu a presidência e trouxe seguidos benefícios à categoria.
Ela criou um serviço de remoção de pacientes, por exemplo, que até hoje é referência no sindicalismo da baixada. Em 1997, inaugurou a sede de três andares, sem igual na região.

Muitas
conquistas

Além das seguidas campanhas salariais, fez parcerias no comércio, supermercados, escolas e faculdades. E desenvolveu atividades de incentivo ao esporte, cultura e lazer do funcionalismo.
Entre as conquistas de suas gestões, destacam-se o vale-alimentação muito superior à antiga cesta básica, seguro de vida coletivo, plano de saúde, abonos anuais crescentes, convênios e parcerias.
Mais: café da manhã para funcionários operacionais, recanto do servidor, academia e sala de ginástica, fisioterapeuta, naturólogo, psicólogo e acupunturista.

Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv). Filiado à central CSB. Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Boa Esperança, Guarujá, (13) 3383-1014 e 3383-1122. www.sindservguaruja.org.br contato@sindservguaruja.org.br Presidente: Zoel Garcia Siqueira. Diretora de imprensa e comunicação: Aparecida de Fátima dos Santos. Vice-presidente da Fesspmesp: Márcia Rute Daniel Augusto. Redação: Paulo Passos MTb 12.646-SP, matrícula sindical SJSP 7588. Colaborou: Marina Cavalcante MTb 33.645, SJSP 23073.