Pré – conceito sindical

(*) Zoel Garcia Siqueira

Meus caros amigos e amigas leitoras inicio esse texto desculpando-me pelo tempo em que deixei de usar esse espaço, uma vez que por fazer parte da raça humana e ser brasileiro também tenho direito a descanso e também direito a curtir essa tradicional festa popular e democrática que é o carnaval. Passado o período de descanso e o carnaval nos encontraremos semanalmente para discutir assuntos de interesses vários, sempre permitindo que cada um busque a sua verdade.

Ao dizer que tenho direito ao descanso e a curtir o carnaval, me baseio em benefícios introduzidos na legislação trabalhista brasileira (direito a férias), que uma grande parte da população esqueceu que em um passado não muito longo, esse direito não existia e pior, muitos outros também. Hoje os benefícios que os trabalhadores possuem surgiram por qual caminho? Já escrevi nesse espaço sobre isso. Culturalmente o brasileiro não valoriza seu passado e por isso encontra dificuldade em entender seus problemas do presente.

O trabalhador e a trabalhadora brasileira não encontram explicações para possuir uma justiça trabalhista pendente, na maioria das vezes, para o trabalhador em detrimento ao patrão. Isso se dá em razão do titulo desse artigo: “Pré – conceito sindical. Uma grande maioria da população reproduz informações com base no senso comum, por isso, sem embasamento cientifico que explique essa verdade absoluta de que os sindicatos “nada fazem para o trabalhador”.

Meus leitores e leitoras é só dar uma rápida passada pela historia do inicio do capitalismo moderno e da revolução industrial e fazer um paralelo das condições dos trabalhadores nesse período e a atual situação dos trabalhadores do mundo atual. São nítidas as melhoras das condições e qual foi a instituição causadora da melhora dessas condições? Sem sombra de duvidas que foi a instituição sindicato. Porém, como a ideologia de uma sociedade é imposta pelos “poderosos”, principalmente atualmente pelos meios de comunicações, é também evidente que essa ideologia não poderia valorizar essa instituição que luta pela melhora das condições de vida dos trabalhadores e com isso (esses benefícios) gera também uma diminuição dos lucros dos patrões.

A historia do mundo sindical, assim como a historia, possuem suas varias verdades, agora o que não se pode negar é o seguinte: “ Se o sindicato nada faz, sem ele, quase nada teria acontecido em benefício dos trabalhadores”.

Até a próxima.

(*) o autor é diretor sindical e professor de história