Planos de saúde complementar

Prazos, competências e abrangências

 

Os planos de saúde coletivos são destinados a grupos de pessoas, de acordo com a sua categoria profissional ou área de atuação e vinculadas a uma entidade de classe ou instituição que as representa, ou para grupo de pessoas que trabalham em uma mesma empresa. Esta é a modalidade que os servidores públicos municipais de Guarujá dispõem como benefício: o plano básico por trabalharem na PMG e o complementar que pode ser adquirido fazendo parte do quadro associativo de uma agremiação, os sindicatos, no caso. Quem regulamenta os planos de saúde, no Brasil é a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Mediante os contratos coletivos, o sindicato, como é o caso do Sindserv garante o pagamento das mensalidades à empresa prestadora de serviços de saúde: O Sindserv tem contrato com o Plano de Saúde Santa Casa e com a Unimed Santos. Para arcar com o compromisso de pagamento dos contratos, recebe uma subvenção da Prefeitura que garante o pagamento integral do plano básico de todos servidores da PMG. Já os planos complementares são pagos diretamente pela entidade sindical as operadoras de planos de saúde. Os valores de quem tem planos complementares são descontados em folha de pagamento ou são pagos diretamente no sindicato.

Ocorre que alguns servidores, devido seus compromissos atingem a margem legal consignável, estabelecida em 30% e necessitam efetuar o pagamento do restante das mensalidades diretamente no sindicato. E na correria do dia-a-dia nem sempre é possível cumprir a data estabelecida, o que ocasiona atraso. Importante frisar que o Sindserv não pode atrasar o pagamento dos planos, com penalidade de suspensão do mesmo, então, a entidade arca com as diferenças que mensalmente se acumulam.

O Sindserv reitera seu compromisso com seus filiados e alerta para a necessidade de que os prazos sejam cumpridos, para que não haja prejuízo em tempo algum a nenhuma das partes envolvidas. Em caso de dificuldades ou entraves, a entidade sindical está sempre disposta a auxiliar seu associado para encontrarem em conjunto a melhor solução dos problemas. Para isso mantém canal aberto e constante por intermédio do whats app e da rede de telefonia. A manutenção dos contratos depende do bom relacionamento de todos envolvidos, para que não haja nunca surpresas com situações de desconforto na hora da necessidade de uso do plano. Parceria é uma via de mão dupla. Pense nisso!