‘Para o governo federal, servidor é o inimigo número um’, diz sindicalista

Na foto, o presidente do sindicato dos servidores de Guarujá, Zoel Siqueira
“O ano 2021 será muito difícil e complicado, especialmente para o funcionalismo público municipal, estadual e federal, pois o governo elegeu o servidor como seu inimigo número um”.
A opinião é do presidente do sindicato dos servidores municipais de Guarujá (Sindserv), Zoel Garcia Siqueira. Para ele, a reforma administrativa visa acabar com o serviço público.
O sindicalista foi entrevistado no programa ‘Rotativa no ar’, da Rádio Guarujá AM, na quarta-feira (10), e condenou a proposta de emenda constitucional (pec) 32-2020.
“A reforma apresentada pelo governo ao congresso nacional estabelece um programa maior de terceirização dos serviços públicos, retrocedendo o país à fase anterior à constituição de 1988”.
‘Será
o caos’
Zoel lembrou que, nessa época, “o servidor não tinha estabilidade e perdia seu posto a cada nova administração. Com isso, perdia-se também a qualidade do serviço público”.
O sindicalista pontua que 80% da população brasileira dependem dos serviços públicos de saúde, educação e segurança. “A reforma visa beneficiar as empresas privadas dentro dos governos”.
“Se for aprovada nas comissões e em plenários, será o caos”, prevê Zoel. Nesse caso, segundo ele, os servidores poderão ter os salários reduzidos em até 25%.
Negociar
campanha
Na entrevista, o dirigente lembrou que, em 2020, o governo proibiu aumentos salariais para os servidores até dezembro de 2021. Ele entende, porém, que reposições salariais e correções inflacionárias são possíveis.
O sindicalista lamentou que, na mesma medida, o governo federal proibiu a aplicação dos planos de carreiras, o que prejudicou, entre outros, os guardas civis municipais do Guarujá.
Zoel ressaltou que as proibições não foram impostas pelos governos municipais e estaduais, mas sim pelo federal. “Foi a tal granada de Paulo Guedes (ministro da economia) no bolso dos servidores”.
“Otimista”, o presidente do Sindserv confia que encontrará soluções, com o governo municipal, para que, “de alguma forma, haja neste ano uma recomposição nos vencimentos dos servidores”.
Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv). Filiado à central Força Sindical. Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Boa Esperança, Guarujá, (13) 3383-1014 e 3383-1122. www.sindservguaruja.org.br contato@sindservguaruja.org.br Presidente: Zoel Garcia Siqueira. Secretária-geral e diretora de imprensa: Geane Maria da Silva. Vice-presidente da Fesspmesp: Márcia Rute Daniel Augusto. Redação: Paulo Passos MTb 12.646-SP, matrícula sindical SJSP 7588. Colaborou: Marina Cavalcante MTb 33.645.