É preciso: Parametrização para corrigir tabelas salariais

É preciso

Parametrização para

corrigir tabelas salariais

Por Edler Antônio da Silva

Parametrização das tabelas salariais é o processo de definição e decisão dos parâmetros necessários para a especificação completa e relevante do modelo tabular ideal.

A parametrização das tabelas salariais da prefeitura de Guarujá é extremamente necessária para consertar discrepâncias históricas, absurdas e intoleráveis.

Ela visa corrigir os vencimentos dentro de cada nível de exigência de formação escolar para ingresso e investidura nos diferentes cargos da administração municipal.

A medida coloca como parâmetro, num mesmo nível, a melhor remuneração por hora trabalhada, corrigindo os demais ganhos com justa isonomia.

O conhecimento técnico e a vontade política são os ingredientes essenciais para conclusão da parametrização pela prefeitura. É por isso que luta a direção sindical.

A comissão especial destinada a estudar e apresentar proposta de reorganização das tabelas remuneratórias dos cargos de provimento efetivo promete resultados analíticos para este ano.

O grupo foi instituído pelo decreto 11.497-2015, publicado no Diário Oficial de 26 de junho passado, e está em plena atividade, acompanhado e assessorado pelo sindicato.

A comissão é fruto de uma longa jornada de luta sindical para corrigir injustiças. Após muitos embates e articulações, conseguimos esse avanço. Mas é apenas o começo.

O ideal proposto pela constituição federal, em seu artigo 39, é que a união, estados, distrito federal e municípios instituam conselhos de políticas de administração e remuneração de pessoal.

Os conselhos buscam isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhados do mesmo poder ou entre servidores do executivo, legislativo e judiciário.

A fixação dos salários e do sistema remuneratório deve observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos, bem como os requisitos para investidura e as peculiaridades.

Edler é secretário-geral do Sindserv