Comissão de negociação agora é permanente

Sindserv comemora
comissão de negociação

Na foto, presidenta do sindicato, Márcia Rute, dirige assembleia que aprovou acordo coletivo deste ano, em 5 de abril

O sindicato dos servidores municipais do Guarujá (Sindserv) reivindicou nas últimas campanhas salariais, e o prefeito Válter Suman (PSB) acaba de instituir, a comissão permanente de negociação coletiva.
A presidenta do sindicato, Márcia Rute Daniel Augusto, comemora: “O diálogo constante com a prefeitura certamente trará benefícios à categoria, o que poderá resolver vários problemas de relações de trabalho”.
A sindicalista explica que as campanhas salariais, para as datas-bases de abril, continuarão obedecendo normalmente os mesmos critérios, com assembleias definindo as reivindicações e a direção sindical negociando-as.
Essas campanhas, explica Márcia Rute, tratarão, como vem sendo feito há quase 30 anos, de pontos basicamente econômicos e sociais. A comissão permanente, por sua vez, negociará questões pontuais de cada setor e até mesmo do conjunto da categoria.

Boa conversa
O diretor financeiro do Sindserv, Zoel Garcia Siqueira, explica melhor: “Normalmente, assinamos o acordo coletivo de trabalho, ao fim da campanha salarial, mas alguns problemas sempre ficam pendentes. E a comissão é para resolvê-los”.
O sindicalista revela que as reivindicações tratadas pela comissão permanente serão aprovadas em reuniões setoriais ou de segmentos profissionais, sendo negociadas e depois levadas de volta para aprovação ou rejeição em novas reuniões.
Zoel pondera que a comissão “inaugura um novo estágio nas lutas do funcionalismo por melhores condições de trabalho. Muitas vezes, problemas cotidianos de fácil solução se arrastam por anos e anos, quando podem ser facilmente resolvidos com uma boa conversa”.

Pauta positiva
O secretário-geral do sindicato, Edler Antônio da Silva, considera que a comissão “será importante instrumento de ajuste da pauta de todas as demandas e problemas desde 2015”.
“Temos, de início, 142 cláusulas sociais e sete econômicas, estudadas por grupos de trabalho em 2016, com apreciação da categoria em diversas reuniões e exposições bem transparentes”, diz o sindicalista.
“Em 2015, tivemos o cuidado de diagnosticar os problemas”, esclarece Edler. “Em 2016, tratamos de estudar os principais pontos nas comissões de parametrização”.
Estão na pauta, segundo ele, planos de carreiras da saúde, da assistência social, da guarda municipal, fiscalização e quadro de apoio da educação.
Para Edler, “além de outras tratativas com estudos avançados e deliberados pela categoria, temos agora, em 2017, a oportunidade de consolidar os trabalhos e viabilizar as concretizações para 2018”.

Integrantes
O decreto de Válter Suman diz que a medida visa “a promoção de diálogo entre a administração e os servidores representado pelos sindicatos das categorias, conforme o inciso VI do artigo 8º da constituição federal”.
Os representantes da prefeitura serão nomeados das secretarias de administração, finanças, planejamento e gestão, advocacia geral do município e autarquia Guarujá Previdência.
Pelo sindicato, em cada reunião participarão os diretores ou delegados mais inteirados dos temas propostos nas pautas. Além do Sindserv, integra a comissão o sindicato dos professores (Siproem).

Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv). Filiado à central Pública.
Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Boa Esperança, Guarujá, (13) 3383-1014 e 3383-1122.www.sindservguaruja.org.brcontato@sindservguaruja.org.br
Presidenta: Márcia Rute Daniel Augusto. Secretário-geral: Edler Antônio da Silva. Diretor de imprensa: Eduardo Alves. Tesoureiro: Zoel Garcia Siqueira.
Redação: Paulo Passos MTb 12.646-SP, matrícula sindical SJSP 7588, fone 13-99700-5120. Colaborou: Marina Cavalcante MTb 33.645, fone 13-99787-8470.