Democracia representativa

Ultimamente voltou, principalmente nas redes sociais, discussões sobre aumento ou diminuição do numero de vereadores em varias cidades ( inclusive no Guarujá) e o senso comum nos leva a algumas conclusões. Como pretendo nesse espaço levar você leitor ou leitora a reflexões então vamos La.

O sistema democrático de governo surgiu na cidade estado de Atenas que pertencia a Grécia antiga. Porem, em Atenas nem todos eram cidadãos porque as mulheres, escravos e estrangeiros não podiam participar das decisões políticas. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.

Hoje em dia, a democracia e exercida, na maioria dos países,de forma mais participativa até porque o numero de pessoas com direito de participar das decisões políticas é bem maior, fator que fez com que a democracia direta fosse substituída pela democracia indireta onde o povo participa do processo político através do voto, elegendo seus representantes. Quanto maior for o número de seus representantes melhor o povo será representado.

Porém , nas redes sociais e em grande parte da imprensa, surgem criticas aos representantes do povo uma vez que a sociedade tem dificuldades de enxergar , de maneira positiva, ações desses representantes que fizeram com que a sociedade melhorasse. O ser humano de hoje é imediatista e por isso não consegue perceber os benefícios introduzidos na sociedade com a implantação da democracia e mais especificamente com a democracia representativa.

Se a questão é diminuir gastos, que diminua a verba especifica para os três poderes e não o numero de representantes pois diminuindo o numero de representantes irá diminuir a representatividade popular e a democracia direta será enfraquecida e o enfraquecimento da democracia fortalece somente os mais fortes e geralmente são os mais fortes que possuem o poder político. Por isso, meu caro leitor ou leitura, eu pergunto: a quem interessa essa diminuição? Ao povo ou aqueles que administram o povo? Ate a próxima.

Professor Zoel Garcia Siqueira é o autor