Falando sobre comunicação interna

Marina Cavalcante (*)

No âmbito corporativo, mais do que um fator de relacionamento, a comunicação interna, assume um papel estratégico. Estratégia essa de melhor aproveitamento da equipe, geração de valores da corporação e ainda facilitação do fluxo de informações da mesma.

Ruídos de comunicação, rumores, fofocas, disse que disse, informações truncadas, desconexas e sem origem conhecida geram especulações nem sempre saudáveis ao negócio, objeto da corporação seja ela de que natureza for. Quando a informação é direta, acessível e clara, muito difícil que ela extrapole o ambiente corporativo.

Obviamente a teoria é linda, entretanto nem sempre reflete o que se vê na prática. Poucas corporações incorporam a necessidade da comunicação interna dentro de suas estruturas organizacionais. Antes de ser um problema, a comunicação interna deve ser a solução: seja para comunicar uma decisão que afete todos os pares da empresa, como mudança de staff da mesma; campanhas de responsabilidade social em que todos possam contribuir ou difundir; lançamentos de produtos/serviços; medidas de economia; diretrizes da corporação; metas; enfim, até comunicar a festa de confraternização ou benefícios conquistados pelo RH aos funcionários por meio de convênios têm de serem comunicados.

Há uma série de recursos sendo utilizados, em sua maioria de origem e suporte tecnológico, e que se assemelham ao que se usa fora do âmbito corporativo, para estabelecer com eficácia a comunicação interna corporativa. Para isso a telefonia celular (Whats app, torpedos) e os computadores (emails, chats, tv corporativa) tomaram o lugar dos antigos CI (Comunicação interna – que na maioria das empresas tinha até impresso apropriado e timbrado) e memorando ( manuscrito ou datilografado) . O mundo corporativo também se rende as facilidades e agilidade que a tecnologia oferece.

Antes até de mensurar a importância do uso de ferramentas tecnológicas nas comunicações internas de uma corporação devemos entender sua importância como vital à saúde da própria corporação. Afinal, com todos juntos num mesmo ideal as chances de harmonia e crescimento são comprovadamente muito maiores.

(*) a autora é assessora de imprensa neste sindicato

————————————————————————————————————————–

O assunto é interessante e pode ser mais esmiuçado quando se pesquisando sobre Endomarketing (Kotler -1988), comunicação interna, comunicação corporativa, comunicação empresarial interna, recursos humanos, marketing e administração de empresas, profissionais de comunicação e de relações públicas.