Servidores tomam posse e iniciam campanha salarial

Nas fotos, o presidente reeleito do Sindserv, Zoel Siqueira, e sua antecessora, Márcia Rute. Na maior, Antônio Neto, da CSB, de pé

Com a primeira assembleia da campanha salarial marcada para 2 de fevereiro, o presidente do Sindserv, Zoel Siqueira, e sua diretoria tomaram posse na sexta-feira (27).
Sindserv é o sindicato dos 6 mil servidores municipais de Guarujá e 4 mil aposentados, que têm data-base em abril. A assembleia definirá as reivindicações ao prefeito Válter Suman (PSDB).
Na solenidade, que contou com presença do secretário de gestão administrativa da prefeitura, Luciano Tody, o sindicalista reeleito em dezembro disse esperar negociações positivas.

PDT
e CSB

Zoel lembrou que o secretário e o prefeito são servidores de carreira e que isso facilita a conversação entre as partes. Tody, por sua vez, destacou que não deixou de ser funcionário público.
O caráter político da solenidade teve outro ingrediente: a presença do presidente estadual do PDT e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto.
Quem gostou da presença de Neto, que convidou Zoel para o partido e o Sindserv para a central, foi o presidente da Guarujá Prev, que cuida da previdência dos servidores municipais, Edler Silva.

Trabalhista
e nacionalista

Em seu discurso, Edler pediu a Neto que agende, em breve, audiência com o ministro da previdência social, Carlos Lupi, que é presidente nacional do PDT.
O partido e a CSB defendem princípios trabalhistas e nacionalistas. São apoiadores do governo Lula e pregam a revisão das reformas trabalhista e previdenciária de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Em seu discurso, Neto disse que uma das prioridades das centrais sindicais é a retirada da proposta de emenda constitucional (pec) 32-2020 do congresso nacional.

Congresso
conservador

A medida, de Bolsonaro, diminui drasticamente os serviços públicos prestados principalmente à população de baixa renda e revoga direitos do funcionalismo federal, estadual e municipal.
“Será uma luta difícil”, disse Neto, também presidente do sindicato dos trabalhadores em processamento de dados e tecnologia da informação do estado de São Paulo (Sindpd).
Segundo ele, a dificuldade decorre do conservadorismo dos deputados e senadores, muitos comprometidos com pautas bolsonaristas. Mas ele acha que Lula tem necessário potencial de articulação.

Márcia
emocionada

Zoel, que foi secretário municipal de educação e administração, declarou-se otimista em relação aos próximos quatro anos na cidade e no país, principalmente para os trabalhadores.
O momento emotivo do evento, do qual participaram sindicalistas de servidores da região e de representantes da prefeitura, ficou por conta da homenagem a Márcia Rute Daniel Augusto.
Ela foi presidente por várias gestões e fundadora do sindicato, junto com Maria Inês de Moura César, e ficou emocionada quando elogiada por Zoel e Tody em seus discursos.