Secretário municipal estuda correção de tabelas salariais

Secretário municipal estuda
correção de tabelas salariais

O secretário de administração e finanças da prefeitura de Guarujá, José Agnaldo Beghini de Carvalho, intensificará estudos sobre a parametrização das tabelas salariais do funcionalismo.

Ele ouviu atentamente, na tarde desta sexta-feira (3), explicações sobre o assunto pelo secretário-geral do sindicato dos servidores municipais (Sindserv), Edler Antônio da Silva.

Agnaldo Beghini ficou sabendo, por exemplo, que a promessa de implantação das tabelas, pela ex-prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), segundo o sindicalista, é cogitada desde 2012.

Objetivamente, Edler fez longa explanação do problema, no paço municipal, das 15h20 às 17 horas, ao secretário e seus assessores, diante de outros diretores do sindicato.

Além da demora de implantação das tabelas, Edler criticou discrepâncias salariais, apontando cargos de nível universitários com vencimentos inferiores aos de nível médio.

O secretário de finanças da prefeitura levará o assunto ao comitê gestor e depois ao prefeito Valter Suman (PSB): “Parabenizo o belo trabalho e me empenharei no estudo sobre seu impacto na folha”.

Edler explicou que a medida já foi aprovada em assembleia da categoria e tem aval da câmara de vereadores. Ele reivindicou que as correções independam da campanha salarial deste ano.

Com data-base em abril, a categoria participará de assembleia, ainda neste mês, para definir as reivindicações. Mas o sindicalista propõe que a parametrização seja aplicada o quanto antes.

“Esta praticamente tudo pronto”, destaca Edler. “Só falta a atual gestão finalizar os estudos e contemplar a redução de jornadas de trabalho sem perdas salariais”.

Pelo sindicato, também participaram da reunião, na secretaria de finanças, os diretores Gildo de Araújo Rozendo, Geane Maria da Silva Donato e Marcus Vinicius Cavini.

O que é a
parametrização

Definir e decidir parâmetros necessários para a especificação completa e relevante do modelo tabular ideal. Isso é a parametrização das tabelas salariais proposta pelo sindicato.

É reivindicação antiga para corrigir disparidades nos vencimentos dentro de cada nível de escolaridade para ingresso e investidura nos diferentes cargos da administração municipal.

A medida coloca como parâmetro, num mesmo nível, a melhor remuneração por hora trabalhada, corrigindo os demais ganhos com justa isonomia.

A comissão que estudou e apresentou proposta de reorganização das tabelas dos cargos de provimento efetivo conseguiu resultados analíticos em 2015, revisados em 2016, após apontamentos da categoria.

A comissão é fruto de uma longa jornada de luta sindical. Após muitos embates e articulações, conseguiu esse avanço para recuperar o tempo perdido.

O ideal proposto pela constituição federal, em seu artigo 39, é que a união, estados, distrito federal e municípios instituam conselhos de políticas de administração e remuneração de pessoal.

A fixação dos salários e do sistema remuneratório deve observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos, bem como os requisitos para investidura e as peculiaridades.

Com as perdas de ‘gdi’ e ‘gapp’, o estudo está sendo ampliado para revertê-las em percentual de correção do salário-base nas tabelas da prefeitura, para todos os cargos.