Salário de servidor tem reajuste e aumento real

Na foto, a assembleia da noite de segunda-feira, na sede do Sindserv

Reposição salarial de 4,62% na data-base de abril e 3,23% de aumento real em novembro. Essa foi a proposta da prefeitura de Guarujá aprovada em assembleia do Sindserv na segunda-feira (25).Sindserv é o sindicato dos 6 mil funcionários públicos da ativa do executivo e legislativo municipal, cujo auxílio-alimentação passa de R$ 884 para R$ 925. Os 4,62% sobre os salários de março correspondem ao IPCA (índice de preços ao consumidor acumulado) de 12 meses, que foi aplicado também no auxílio-alimentação.

Administração contra a categoria

O mesmo índice será aplicado no auxílio para aquisição e manutenção de uniformes (aamu), que sobe de R$ 228 para R$ 238, também na data-base.A gratificação de desenvolvimento e estímulo acadêmico (gdea), passa de R$ 725 para R$ 758,50, também com base no IPCA. A assembleia foi tranquila, mas polêmica.“A administração jogou contra a categoria”, disse o presidente do sindicato, Zoel Siqueira. “Ela não mandou nenhum secretário municipal à assembleia, como sempre fez, para defender a proposta”.

Proposital perversidade

Por causa disso, o sindicalista recebeu críticas de alguns servidores, pois coube a ele defender a oferta para evitar a perda do aumento real no segundo semestre.“Defendi a proposta, mas não defendo a administração”, disse o presidente após a reunião. “Ela fez de propósito a perversidade com o funcionalismo”.Zoel explica que, apesar das seguidas cobranças do sindicato, desde janeiro, o prefeito Válter Suman (PSDB) apresentou a contraproposta somente na quinta-feira passada (21).

Engolir em seco

No ofício, o chefe do executivo pondera que a legislação eleitoral estabelece o prazo de 5 de abril para publicação de aumentos salariais no serviço público, prejudicando assim as negociações.Por isso, explica o sindicalista, a assembleia aprovou a proposta. Caso contrário, sem tempo para negociar, acabaria sem o aumento real de 3,23% no final do ano.“Obrigou-nos a engolir em seco”, diz Zoel. Antes da assembleia, ele recebeu telefonema do secretário de administração para anunciar a antecipação do aumento real de dezembro para novembro.

Pendências prejudicadas

Além do reajuste acumulado de 8% e das correções nos benefícios, a prefeitura explicou no ofício algumas pendências. O reajuste do adicional de insalubridade, por exemplo, continua tramitando. As pautas dos professores foram encaminhadas à secretaria de educação (seduc), mas prejudicadas pelo ano eleitoral. O estatuto da guarda civil municipal está em estudo pela FGV.As reivindicações dos agentes de controle de endemias aguardam resposta da secretaria de saúde (sesau) e também enfrentam obstáculos da legislação eleitoral.

Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv). Filiado à central CSB. Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Boa Esperança, Guarujá, (13) 3383-1014 e 3383-1122. www.sindservguaruja.org.br contato@sindservguaruja.org.br Presidente: Zoel Garcia Siqueira. Diretora de imprensa e comunicação: Aparecida de Fátima dos Santos. Redação: Paulo Passos MTb 12.646-SP, matrícula sindical SJSP 7588. Colaborou: Marina Cavalcante MTb 33.645, SJSP 23073.