Presidentes do Sindserv e da Guaruprev querem concurso público

Encontro firma compromisso em defesa do futuro do servidor

Assunto em pauta semanalmente na agenda do presidente do Sindserv, professor Zoel, entre outros, é a preocupação com o futuro do servidor público. Nesta segunda (17) o presidente externou essa preocupação ao presidente da Guarujá Previdência, Edler Antonio da Silva, em visita realizada na autarquia.

Na mesma data seu artigo “A importância dos concursos públicos” foi publicado no jornal A Tribuna e, nele, Zoel afirma que que a aposentadoria, sem as devidas contratações de concursados, levará o sistema previdenciário municipal ao fundo do poço. Segundo Zoel o fato compromete as aposentadorias dos que já se afastaram e dos que ainda estão na ativa em busca do mesmo direito, por idade ou tempo de serviço.

Zoel defende que somente a oxigenação do quadro de servidores, promovido pelos concursos pode garantir a saúde financeira da autarquia, o que garantiria a aposentadoria digna ao servidor do Guarujá. Semana passada Zoel enviou ao Edler Antonio cópia do documento que elenca o rol de reivindicações da categoria que, além da negociação salarial aponta o anseio da categoria pela realização de concursos públicos.

O professor também analisa que Guarujá segue na contramão de outras cidades da Baixada, , onde ocorrem concursos e não processos seletivos. Segundo sua análise o número de servidores de Guarujá é bem menor em relação a Santos e Praia Grande, por exemplos. “O número de servidores de carreira no Guarujá corresponde à metade em comparação a esses dois municípios, evidenciando o processo de terceirização tão combatido pelo nosso sindicato”, destaca.

Edler enfatizou a satisfação de ter recebido o professor Zoel, presidente e representante da categoria do funcionalismo municipal, na autarquia. “Foi como conversássemos com todos os segurados representados. Falamos sobre a importância de concursos públicos, manter quadro efetivo deixa a máquina pública eficiente e melhora a cidade, não havendo óbice da unidade gestora do regime próprio de previdência dos servidores, observados os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial previstos no art. 40 da Constituição Federal e respeitados os demais desafios de gestão da Administração Direta e Autárquica do Município, que não são poucos e nem fáceis de serem superados”, apontou.

Do encontro, Zoel reafirmou a parceria entre as instituições em prol do servidor e acredita que esta união em torno da temática potencializa o trabalho, já realizado pelas instituições, na defesa e garantia dos direitos do servidor hoje e também de seu futuro.