GCM quer reestruturação do quadro de carreira

Guardas municipais reivindicam
reestruturação do quadro de carreira

Foto de Paulo Passos: Assembleia dos guardas municipais, em 7 de julho, no Sindserv Guarujá

Os atuais guardas municipais e vigias da prefeitura de Guarujá poderão subir até dois níveis na reestruturação de carreiras. Para isso, eles precisam que o poder executivo transforme em projeto de lei uma proposta que a categoria aprovou em assembleia e que será enviada à prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB).
A possibilidade de progressão de até dois níveis já existe no plano de carreiras atual. Mas no modelo proposto há a hierarquização e responsabilidade funcional dentro da pirâmide. Dessa forma, em alguns anos, as chefias não serão nomeadas politicamente e sim por mérito e qualificação.
A assembleia, do sindicato dos funcionários públicos (Sindserv), na quinta-feira da semana passada (7), analisou também outras quatro propostas para reestruturação das carreiras das duas categorias, feitas pelo grupo de trabalho criado pelo decreto 11.528-2016. E optou, em votação nominal, pela de número cinco.
Presidida pelo secretário-geral do sindicato, Edler Antônio da Silva, e secretariada pelo delegado sindical João Pinzi Alves, a assembleia contou com a participação de 66 servidores e debateu por quase duas horas as cinco propostas, resultantes de também cinco reuniões setoriais em junho.
A assembleia teve cinco fases: abertura e considerações iniciais, apresentação dos resultados do grupo de trabalho, discursos, debates e votação. Segundo Edler, os guardas em idade avançada começarão a se aposentar em 2018 e isso possibilitará a ascensão dos mais novos no quadro de carreiras.
Quanto aos vigias, que também fazem parte da carreira da guarda municipal e têm os mesmos direitos isonômicos, terão o mesmo direito de acesso, desde que atendam aos critérios exigidos para cada nível. Ocorrerá ainda uma reunião entre o grupo de trabalho instituído pelo decreto do executivo e os vigias, para ajustamentos da proposta para esse perfil profissional.

Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv). Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Boa Esperança, Guarujá, (13) 3383-1014 e 3383-1122.
www.sindservguaruja.org.brcontato@sindservguaruja.org.br
Presidente: Márcia Rute Daniel Augusto. Secretário-geral: Edler Antônio da Silva. Secretário de Finanças: Zoel Garcia Siqueira. Diretor de imprensa: Eduardo Alves.
Redação e foto: Paulo Passos MTb 12.646-SP, matrícula sindical SJSP 7588. Colaboração: Marina Cavalcante MTb 33.645