SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
DA PREFEITURA MUNICIPAL DO GUARUJÁ
Sindicato oferece terapia naturalista
Muitas vezes, aquela dor lombar ou na região cervical tira a pessoa do sério, não é verdade? O mesmo acontece com problemas emocionais ou quadros depressivos. Nesses casos, o que fazer?
O paciente pode procurar um tratamento da medicina convencional, se entupir de remédios, após aquela enxurrada de exames e consultas vapt-vup, obtendo alívio ou cura.
Mas pode também se valer da naturologia, que utiliza técnicas e métodos naturais para prevenir doenças, recuperar e promover a saúde, o equilíbrio do organismo e a qualidade de vida.
É a ciência que reúne conhecimentos das áreas de saúde, biológicas e humanas e trata o indivíduo de forma holística, considerando aspectos emocionais, mentais, físicos, sociais e a relação com o meio ambiente.
O naturólogo preza pela harmonia entre o ser humano e a natureza, buscando conscientizar os indivíduos de sua condição de saúde e estilo de vida, preservando sua integridade psíquica e física.
O tratamento, segundo o site www.guiadacarreira.com.br, utiliza uma abordagem multidisciplinar, baseada na aplicação de uma série de terapias naturais tradicionais e modernas.
Três
Quem são os profissionais?
1. Danúbia Lopes da Silva, fisioterapeuta
Formada em fisioterapia pela Unaerp
2. Edna Gomes de Andrade Santos, naturóloga
Formada tecnóloga em naturologia pela Unimonte Santos
3. Willian Martins de Oliveira, naturólogo
Formado tecnólogo em naturologia pela Unimonte Santos
Os três fizeram pós-graduação em acupuntura na FMU São Paulo
Agenda
Atendimento, só com hora marcada
Edna e Danúbia
sexta-feira, 8 às 11h
Willian
segunda e quarta-feira, 19 às 22h30
Com hora marcada, os profissionais atendem cinco pessoas por dia. Cada terapia leva cerca de 40 minutos. Associados e dependentes pagam R$ 20 por sessão. Demais interessados, R$ 50.
Os principais problemas tratados são lombalgia (dores lombares), cervicaldia (coluna cervical), depressão, síndrome de pânico, ansiedade e estresse.
O tratamento por acupuntura busca o equilíbrio emocional e leva umas dez sessões, quando surge a melhora o problema. Como ele pode voltar, podem ser feitas sessões de manutenção.
Carro-chefe
Acupuntura, o ponto forte
Os profissionais trabalham com indicações de florais, cromoterapia, aromaterapia, reflexologia, tratamento com cristais, relaxamento induzido, musicoterapia, ventosaterapia, auriculoterapia.
Mas o carro-chefe do atendimento é a acupuntura, ramo da medicina chinesa tradicional que recupera o desequilíbrio causado pela instabilidade emocional do paciente.
O tratamento é feito com aplicação de agulhas metálicas em pontos precisos do corpo, para tratar de diferentes doenças ou provocar efeito anestésico.
Dependendo do caso, Willian, Edna e Danúbia encaminham o enfermo para profissionais de outras especialidades, normalmente fisioterapeutas, psicólogos e neurologistas.
Não é religião
O atendimento naturalista no sindicato não tem nada a ver com religião. A acupuntura é um tratamento milenar chinês, agora cientificamente reconhecido e ensinado nas universidades ocidentais.
A medicina tradicional do ocidente reconhece as melhoras decorrentes da aplicação da acupuntura. Para quem tem medo de agulha, a aplicação pode ser feita com os dedos do terapeuta.
Muitas vezes, a dor física é resultado de uma dor emocional que pode ser amenizada ou mesmo curada definitivamente com as técnicas do naturalismo.