Sindicato insiste em reposição

Sindserv Guarujá insiste em
reposição de perdas salariais

Diretoria do Sindserv debateu com cinco secretarias da prefeitura, nesta quarta-feira, conforme foto de Paulo Passos

Em reunião com cinco secretarias municipais e uma autarquia da prefeitura de Guarujá, na tarde desta quarta-feira (3), a diretoria do sindicato dos funcionários públicos (Sindserv) insistiu no pagamento de passivos trabalhistas e recomposição de perdas salariais.

Um dos passivos diz respeito ao retroativo de oito parcelas de 1,9% do salário-base, referente ao abono garantido na data-base de 2015 e em legislação de 2016. Os outros passivos se referem a licenças-prêmio e promoções. A recomposição é referente à perda de 6% do salário-base em decorrência de decisão judicial.

A diretoria do sindicato cobrou rapidez na resposta, que já esperava para a reunião de hoje, porque a folha de competência julho será fechada no dia 20 de agosto. Os representantes das secretarias ficaram de conversar com a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) nesta sexta-feira (5). Diante disso, se propuseram a responder até quarta-feira da próxima semana (10).

No encontro de hoje, a secretaria de administração propôs uma forma de recomposição das perdas causadas pelo corte da ‘gdi’ (gratificação de desempenho individual) que foi prontamente rejeitada pela diretoria do sindicato.

Seria uma bonificação baseada em critérios de produtividade e redução de gastos, com indicadores e metas coletivas por setores da prefeitura, e apuração de um ano, entre janeiro e dezembro de 2017, para pagamento em 2018. E assim sucessivamente, ano a ano.

Sobre o retroativo do abono de 1,9% do salário-base, o sindicato propôs que a prefeitura apresente um cronograma de pagamento até o final do ano, conforme tratativas anteriores. A diretoria quer que as oito parcelas atrasadas sejam pagas, no mínimo, uma em agosto, duas em cada um dos meses de setembro, outubro e novembro e outra em dezembro, mês da segunda metade do 13º salário.

O sindicato defendeu agilidade nas reuniões da comissão que trata da parametrização, que poderá compensar o corte da ‘gdi’ dos mais de 6 mil servidores e a gratificação por assiduidade, pontualidade e produtividade (gapp) dos atuais 94 médicos socorristas ou plantonistas.

Além das correções de tabelas propostas pela comissão de parametrização e divulgadas pelo sindicato, neste ano, a diretoria propôs ampliação dos estudos para contemplar correções nos salários-base não abrangidas na primeira projeção do relatório de 2015.
As perdas são decorrentes de sentença do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em ação direta de inconstitucionalidade (adin).

Participaram de reunião secretários e representantes das secretarias de assuntos jurídicos, governo, saúde, administração, finanças e a autarquia Guarujá Previdência.

Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv). Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Boa Esperança, Guarujá, (13) 3383-1014 e 3383-1122. www.sindservguaruja.org.brcontato@sindservguaruja.org.br
Presidente: Márcia Rute Daniel Augusto. Secretário-geral: Edler Antônio da Silva. Secretário de Finanças: Zoel Garcia Siqueira. Diretor de imprensa: Eduardo Alves.
Redação e foto: Paulo Passos MTb 12.646-SP, matrícula sindical SJSP 7588. Colaboração: Marina Cavalcante MTb 33.645.
Caso não queira mais receber sugestões de pauta de paulo.passos@uol.com.br, por favor, responda com assunto ‘excluir’.