Servidores doam sangue à colega com anemia falciforme

Sangue é vida:
A servidora Ana Paula Planta, técnica de enfermagem precisa de você

Hoje, uma equipe de servidores (foto) compareceu ao Centro de Hepatologia de Santos pra “regar a plantinha” da esperança e solidariedade.
Pedimos o apoio e adesão de mais pessoas nessa corrente do bem.

A ‘Planta’ tem anemia falciforme e está internada na casa de saúde de Santos, e por ter recebido muitas transfusões de sangue na vida adquiriu anticorpos chamados “anticorpos U”, que se ligam nos “antígenos U”, existentes na maioria da população.

Isto dificulta que ela receba outras transfusões sanguíneas, pois somente 0,1% dos indivíduos da população não possuem esse antígeno.

Se ela realizar a transfusão com esta característica, desenvolverá grave reação alérgica, impossibilitando que receba o sangue de qualquer doador.

O tipo do sangue dela é A+, que pode receber dos tipos A-, O+ e O-.

Como ela precisa de tipo de sangue muito raro torna-se importante que todos se mobilizem e ajudem a achar doadores que não tenham este “antígeno U”.

Atualmente o banco de sangue da casa de saúde de Santos não possui doações deste tipo.

Os doadores devem comparecer ao centro de hepatologia de Santos.

Centro de Hepatologia de Santos
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta – Das 07h00 às 16h00.
Horário especial primeiro sábado do mês – Das 07h00 às 11h00.

Rua: Armando Sales de Oliveira, 138 – Santos – SP
Telefone: (13) 3202 – 7900

Eles têm convênio com o estacionamento TerraPark
Avenida: Conselheiro Nébias, 627 – Boqueirão – Santos – SP

http://www.hematologiasantos.com.br/

O que é Anemia falciforme?

Sinônimos: anemia, drepanocitose

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra.

No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.