JoseCarlosSimoes

José Carlos Simões

José Carlos Simões está há 15 anos na prefeitura, sendo servidor da Secretaria Municipal de Saude (SESAU). Lá exerce a função de agente comunitário de saúde.

Experiente nas áreas administrativa, tendo sido bancário por 15 anos, e saúde pública, tendo se formado técnico, Simões é membro do conselho de delegados do Sindserv Guarujá, representante da secretaria de saúde e de assistência social.

O agente comunitário de saúde (ACS) é um servidor ligado à Unidade de Saúde da Família de seu bairro. Trata-se de alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.

Na ocasião em que Simões foi bancário teve a oportunidade de atuação na área sindical, sendo também delegado de base. Em tempo, o sindicato dos bancários é uma instituição quase centenária e de atuação bastante dinâmica e influente, na região o que confere à Simões um derivado de dinamismo que se espelhará nesta instituição.