Abono vai ser pago

Sindserv Guarujá informa que o compromisso da Administração é pagar o retroativo do abono em cronograma

Alguns servidores procuraram o sindicato para reclamar que o abono, benefício que foi incorporado aos salários na campanha salarial deste ano no percentual de 1,9%, não será pago em seus salários neste mês de abril, conforme pesquisa ‘on line’ em seus holerites.

O Sindserv Guarujá informa que o período retroativo será pago, conforme garantido por Lei e compromisso da Administração Municipal. Entretanto, esse pagamento obedecerá a um cronograma de pagamento, haja vista que são 6 mil servidores, 8 meses retroativos de 1,9% totalizando 15,2% do salário base, além do reflexo desta incorporação incidente em diversas verbas (adicional de tempo de serviço, sexta-parte, GDI e outros). De acordo com a secretaria de finanças, seria necessário o primeiro pagamento com o reajuste para que a Pmg pudesse fazer os cálculos com os reflexos.

Para alguns, acaba sendo positivo porque evita a mordida do ‘leão’, para outros é indiferente, mas o importante é que o direito está garantido por lei e todos os servidores receberão.

Reunião
Na próxima semana será realizada reunião, solicitada pelo sindicato, para tratar desse cronograma de pagamentos.

As secretarias de administração e de finanças afirmaram que o setor da folha de pagamentos estava concentrado em fazer o pagamento com o reajuste de 12,77%, para depois fazer os cálculos do retroativo.

Acordo vigente
O acordo em vigor, com garantia da Lei que tratou da incorporação do abono define os efeitos a partir de agosto de 2015.

A Administração comunicou ao sindicato que o pagamento desse passivo não iniciaria nesse mês. Mas, os gestores municipais não tiveram habilidade para fazer o cronograma e a reunião específica com antecedência. No entanto, não deixaram de cumprir o Acordo Coletivo com a categoria, considerando que o primeiro mês já foi pago, isto é, neste mês que seria o nono mês sem abono de R$ 200 foi incorporado os 1,9 percentual. Em momento algum foi acordado ou divulgado que seria esse passivo seria pago em parcela única.

O Sindicato vai representar a categoria na reunião que ocorrerá na semana que vem e exigir o pagamento, além do cronograma de forma objetiva. Não há motivos para alarmes da categoria com relação a este assunto, pois a aprovação do Acordo Coletivo de 2016 e a aprovação da Lei de incorporação retroativa a agosto de 2015 com o pagamento do primeiro mês efetuado é o que a categoria tem de concreto e garantia do recebimento integral.

Memória
Relembrando, em 2014 o pagamento de reajuste, incluindo correção de tabelas para alguns na ordem de 40% e reflexos, ocorreu a partir de agosto, em duas parcelas, uma em agosto e outra em setembro. E ainda, com exceção dos anos de 2012, 2015 e 2016 todos os demais anos tiveram os pagamentos de reajuste da data base com diferença de um, dois ou até de mais meses.