A canoa

Terminei meu artigo de semana passada com a seguinte frase: “ninguém sabe tanto que não tenha nada a aprender e ninguém sabe nada que não tenha nada a ensinar”. Nessa semana meu amigo e amiga, leitores irei exemplificar essa frase com base em um dos mais ilustres brasileiros, o educador Paulo Freire.

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: companheiro, você entende de leis? Não! Responde o barqueiro. E o advogado compadecido: é pena, você perdeu metade da vida. A professora muito social entra na conversa: Seu barqueiro você sabe ler e escrever? Também não, respondeu o barqueiro. Que pena! Condói a professora, você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda forte e vira o barco. O barqueiro preocupado, pergunta: vocês sabem nadar? Não! Responderam eles rapidamente. Então é uma pena, concluiu o barqueiro. Vocês perderam toda a vida. “não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato. Cada uma delas tem algo diferente para ensinar”.

Portanto minhas amigas e meus amigos quando alguém lhe disser que é dona de todo o conhecimento lembre-se dessa frase em questão, pois no mundo atual valoriza-se uma cultura única, a cultura do material e não a cultura do conhecimento e a cultura do conhecimento é aquela ligada ao cotidiano de cada um. Vamos respeitar o doutor que muito estudou para conquistar esse titulo, porém vamos também respeitar aquele profissional que aprendeu com seus antepassados e o seu aprendizado também é importante para o mundo moderno.

Até a próxima.

Professor Zoel Garcia Siqueira é diretor do Sindserv Guarujá